Estação Ferroviária

Categoria: Centro,

Estação Ferroviária

Clique e veja a programação já confirmada

= Quinta (16) – 18h às 20h
Lançamento da Virada Varginha 2018 (entrada livre)

Estação Ferroviária
Durante a Abertura, em uma espécie de avant-premiere, as atrações, oficineiros e colaboradores e apoiadores terão a oportunidade de compartilharem em cerca de um minuto, uma breve fala sobre de que forma e por que colaboram com o festival. O Lançamento começará pontualmente às 18h porque às 20h inicia a tradicional Quinta da Boa Música (QBM) promovida pela Fundação Cultural De Varginha na Plataforma da Estação. As atrações na noite do dia 16 serão duas bandas: Lumiere e Lemak (pop, rock’n roll e músicas autorais).

=  Quinta (16) – 20h30 às 22h30
Passeio Ciclístico Iluminado pela Linha Férrea – 8 km

Estação Ferroviária
A partir das 20h30 acontece a concentração para a 3a Pedalada Iluminada pela nova linha férrea com a distribuição de 22 LED de iluminação gratuitos para os primeiros que chegarem. O número simboliza os anos desde o Caso ET de Varginha.
A partida será às 21h, seguindo pela linha férrea até o emblemático muro do Caso ET de Varginha. O retorno será também pela mesma via, encerrando na Estação, totalizando cerca de sete quilômetros. Como forma de auxiliar os ciclistas iniciantes, haverá ciclistas experientes acompanhando. Encerramento estimado às 22h30.

= Sábado (18) – 9h às 18h
Ponto de Informações da Virada Varginha 2018 na Estação Ferroviária

Estação Ferroviária
Mais um dia de interação com o público, entrega do mapa guia do festival e início de algumas atividades e atrações. Das 9h às 12h, alunos e professores do curso de Engenharia de Produção do Grupo Unis farão atendimento com orientações para pequenos empreendedores sobre práticas de gestão e de melhorias em seu estabelecimento. Haverá no local, um ponto de coleta de resíduos eletrônicos pela EcoBrasil e de vidros não-quebrados para serem destinados à reciclagem.

= Sábado (18) – 9h às 16h
Doutores Anjos da Alegria na Linha Férrea
Estação Ferroviária
O grupo de palhaços Doutores da Alegria vai interagir com os participantes da Virada Varginha no percurso da Linha Férrea. Ações como pintura facial, distribuição de nariz de palhaço, dia do abraço e brincadeiras deixarão o percurso mais colorido e divertido!

= Sábado (18) – 9h às 17h
Exposição Olhares de Outro Mundo por Diego Gazola
Estação Ferroviária
A exótica Nave que alterou a paisagem urbana de Varginha é tema desta exposição fotográfica. Os quadros retratam o cenário da cidade tendo sempre como destaque o “monumento” tão corriqueiro no dia-a-dia da população.

= Sábado (18) – 9h às 17h
Exposição The Visceral Mind por Rodrigo Vilela
Estação Ferroviária
Trabalhos inspirados em traumas e medos, o artista plástico de Boa Esperança-MG pinta em nanquim, acrílica, carvão, café e shoyu que se materializam superfície em telas, cadernos e madeiras.

= Sábado (18) – 9h às 17h
Exposição Minas Gerais Redescobre o Brasil por Diego Gazola
Estação Ferroviária
Neste projeto de 2002, Diego Gazola apresenta atrás de painéis fotográficos bilingues (português e inglês), o seu olhar durante a primeira viagem que fez a região Amazônia e extremo nordeste do Brasil. São abordados as experiências e descobertas nos Estados do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, cujo intuito é desmistificar conteúdos de geografia e história sobre a região que ele não havia encontrado nos livros didáticos durante sua infância e adolescência.

= Sábado (18) – 9h às 17h
Exposição O Sentimento do Mundo por Eric Tempesta
Estação Ferroviária
Temos duas mãos e o sentimento do mundo, já dizia o poeta Drummond, mas e o resultado disso? É Arte.
Na exposição “O Sentimento do Mundo”, teremos a oportunidade de apreciar e desfrutar de obras de arte como fotografias e poemas produzidos por Eric Tempesta.

= Sábado (18) – 9h às 14h
Encontro de Cultivadores de Bonsai na Linha Férrea
Estação Ferroviária
Uma oportunidade para o público conhecer a técnica de cultivo de bonsai, inclusive alguns produzidos com árvores nativas da região. O Bonsai não se trata de uma espécie vegetal específica, mas sim de uma técnica utilizada em árvores com o objetivo de “miniaturizar” inspirando-se em formas existentes na natureza. Não há árvore de Bonsai, mas sim um processo de seleção e transformação de árvores que tenham potencial para se assemelhar a uma réplica da natureza.

= Sábado (18) – 10h às 12h
Batalha de MC na Linha Férrea
Local: Estação Ferroviária
Hip-Hop e duelo de MC: uma mistura perfeita para transformar a Estação Ferroviária no reduto da cultura de rua varginhense. Produzido pela Vai que Vai Eventos, o festival reunirá MCs de Varginha e região. O vencedor gravará sua faixa em um estúdio profissional. Abertura com Ezão do Rap (Varginha-MG), Zero35 (Varginha-MG) e RAP 100 K.ô (Ilicínea-MG).

= Sábado (18) – 12h às 18h
DJs na Estação
Estação Ferroviária
A música eletrônica, em suas mais diversas vertentes também terá espaço durante a Virada Varginha 2018. A curadoria das atrações é do DJ Túlio Xavier e conta com o apoio de divulgação e decoração da GAYA Eventos Alternativos. Programação: 12h: Val dluca e Xandão – Big Ben Retrô anos 70, 80, 90 | 13h: Thaner e Otávio R. – House, Deep, Tech e Tech House | 14h: Jefinho (Jheffh) e Paulo Roberto (Sefiroth) – Progressive House | 15h: Bruno Henrique e e Jaime Bittencourt – Techno | 16h: Lincoln (Alusid) – Progressive Psytrance | 17h: Thiago (Guizuh) e Túlio (Oktane) – Full On.

= Sábado (18) – 9h às 16h
Venha praticar Calistenia e Parkour na Linha Férrea
Estação Ferroviária
Oficina de demonstração e prática das duas modalidades esportivas, na qual praticantes experientes farão a introdução e o acompanhamento para os iniciantes. Recomenda-se o uso de tênis confortável e roupa adequada para esportes.

= Sábado (18) – 19h às 22h
Cinema na Estação Ferroviária– Ufologia e Cidadania
Estação Ferroviária
Os mistérios sobre o Caso ET de Varginha, assim como documentários inspiradores sobre a revitalização de espaços públicos serão os temas que permearão essa coletânea de filmes e documentários que serão exibidos na Estação Ferroviária. A programação sobre o Caso ET de Varginha conta com a curadoria do Canal de Ufologia no YouTube “João Marcelo” e Grupo de estudos e Pesquisas ufológicas de Sorocaba – GEPUS. Já a programação sobre engajamento cidadão é um oferecimento da Plataforma digital de vídeos Videocamp.
Territoriar – Ambientes Educativos Inspiram Novas Aprendizagens| 19h às 19h30
(documentário – classificação livre – 30 minutos – ano 2016)
O documentário apresenta a iniciativa Territoriar, um projeto que busca promover a qualidade da educação e a permanência escolar de meninos e meninas por meio da participação da comunidade na ressignificação de ambientes pedagógicos considerando a convivência, a humanização, a ludicidade, a investigação e o sentimento de pertencimento territorial.
ET de Varginha no Programa Fantástico | 19h30 às 19h45
(reportagens de TV – classificação livre – 15 minutos – ano 1996)
Primeira reportagem exibida no Fantástico da Rede Globo em 1996
Caso Varginha: minuto a minuto | 19h45 às 20h
(documentário – classificação livre – 15 minutos – ano 2016)
Uma compilação dos principais fatos e questionamento sobre o maior caso da ufologia brasileira produzido por João Marcelo e Weslem Andrade.
Varginha: A Roswell Brasileira | 20h30 às 21h30
(documentário – classificação livre – 50 minutos – ano 2001)
Documentário do canal argentino Infinito sobre o Caso Varginha.
Mesa de Debate sobre o Caso ET de Varginha | 21h30 às 22h
A roda de conversa após o documentário será mediada pelo ufólogo Marco Antônio Leal e o curador do canal de ufologia no You Tube, João Marcelo.